Home » Produtos » Ciclone

Ciclone

Um clássico na separação de partículas

O ciclone é um equipamento projetado para separar partículas sólidas em suspensão no ar, sem o uso de filtro de ar, utilizando um vórtice para separação. O que separa são os efeitos da rotação e da gravidade.

Funcionamento

Um fluxo de ar de alta velocidade é estabelecido dentro do recipiente cilíndrico ou cônico denominado ciclone. O ar flui em um padrão helicoidal, começando do topo (extremidade mais larga) do ciclone até o fundo (mais estreito) e terminando em um fluxo central ascendente que sai do tubo de saída (no topo do ciclone).
As partículas grandes (e mais densas) no fluxo rotativo têm muita inércia para seguir a forte curva ascendente na parte inferior do ciclone e atingem a parede, depois caem no fundo do ciclone de onde podem ser removidas. No sistema cônico, o escoamento rotativo torna-se cada vez mais estreito, reduzindo cada vez mais o raio do escoamento, o que permite a remoção de cada vez mais pequenas partículas.
A geometria do ciclone, juntamente com seu fluxo volumétrico, define o ponto de corte do ciclone. Esse é o tamanho das partículas que serão removidas do fluxo com eficiência de 50%. Partículas maiores do que o ponto de corte do ciclone serão removidas com mais eficiência e as partículas menores com menos eficiência.

Ciclone

Verdés Máquinas e Instalações
Av. Tiradentes, 2600
Parque das Indústrias
CEP: 13.309-911
Itú | São Paulo | Brasil
+55 (11) 4024-8211
contato@verdes.com.br
dpo@verdes.com.br