Home » Instalações » Bentonita – PR008X

Bentonita – PR008X

Siderurgia – Bentonita –  PR008X

Nosso cliente é um dos maiores produtores brasileiros de bentonita. Agora é propriedade de uma multinacional Suiça.
Opera o mais moderno parque industrial de bentonita sódica ativada da América Latina. Com capacidade instalada para produção de 100.000 ton/ano, sua jazida será lavrada a céu aberto, e encontra-se a 500 metros das instalações industriais, facilitando as operações mineras, possibilitando altas performances operacionais.

Bentonita

Dureza na escala de Mohs 2 - 2,5
Aplicações mais comuns: Retenção de solo, pellets de pó mineral, material de vedação, lama de perfuração, graxas lubrificantes, aromatizantes, clarificador orgânico, remoção de toxinas alimentares, enchimento mineral para plástico e papel, aglutinante de ar de quartzo (fundição), aditivo para tintas, eletrodos de aterramento, enchimento de poços de captação, siderurgia, metalurgia, produtos alimentícios.

Necessidade e Solução

O cliente está construindo uma nova planta de processamento de bentonita.
Ele precisa da granulometria fina para atender o mercado de perfuração de poços de petróleo, o mercado de aço e o mercado de fundição.
A solução da Verdés foi instalar uma planta completa de processamento de bentonita atendendo a suas necessidades.

Descrição do processo

Depois da jazida o material apresentava-se em granulometria grossa acima de 500 mm. Primero passará pelo destorroador 116DT que o reduzia  a 100% > 50 mm. Na descarga deste destorroador estava instalado uma esteira tipo pivotante que formava três depositos de bentonita de forma homogênea.
Este material processado e homogeneizado e introduzido no processo de trituração secundaria, composto por alimentador 027P, destorroador 116DT, desintegrador 124B, laminador de desbaste 083EU, misturador extrusor 047DE onde se realiza a introdução de barrilha no processo de ativação.
Depois este segue para um  laminador de refino 084FD, extrusora 0966 com boquilha de furos de 25 mm produzindo pellets de bentonita, que são colocadas a pátio para secagem até 15%.
Estando o material com 15%, este é introduzido em sistema de moagem com moinho pendular MP277para redução granulométrica 90% < 75 micras, de depois de processadas estas seguem para o setor de embalagem (Bag 20 kg) e despachados à clientes ou estoque.

Características

  • Material: Bentonita
    Índice de Hardgrove 88
    Granulometria da entrada 80%< 4 mm
    Granulometria da saída 90%
    passante malha 200 (71 micra)
    Umidade na entrada 10 - 13%
    Produção estimada  16 t/h
  • Equipamentos
    Moinho Pendular MP277
    Destorroador
    Alimentador linear
    Desintegrador
    Laminador
    Misturador extrusor
    Extrusora

Verdés Máquinas e Instalações
Av. Tiradentes, 2600
Parque das Indústrias
CEP: 13.309-911
Itú | São Paulo | Brasil
+55 (11) 4024-8211
contato@verdes.com.br
dpo@verdes.com.br