Home » Instalações » Bentonita – Pelets PR3554

Bentonita – Pelets PR3554

Bentonita – Pelets PR3554

A bentonita é uma argila de silicato de alumínio coloidal derivada de cinzas vulcânicas erodidas e composta em grande parte por montmorilonita. É formada por agregados de plaquetas planas que possuem uma alta área superficial específica alta plasticidade que expandem quando molhadas, são inertes e não tóxicas.

Bentonita

Dureza na escala de Mohs 2 - 2,5
Aplicações mais comuns: Retenção de solo, pellets de pó mineral, material de vedação, lama de perfuração, graxas lubrificantes, aromatizantes, clarificador orgânico, remoção de toxinas alimentares, enchimento mineral para plástico e papel, aglutinante de ar de quartzo (fundição), aditivo para tintas, eletrodos de aterramento, enchimento de poços de captação, siderurgia, metalurgia, produtos alimentícios.

Necessidade e Solução

Nosso cliente precisava de um sistema de extrusão mais confiável para uma boa ativação da bentonita.
A solução proposta por Verdés foi a instalação de uma extrusora com maior capacidade de compressão, para se obter uma boa produção de pelets.

Descrição do processo

O mineral bentonita é processado na jazida chegando a planta de processamento.
Na planta é misturado e laminado e depois segue para a extrusora utilizada para densificar o produto e gerar pelets (boquilha de 22 mm).
Máquina especialmente preparada para a extrusão com alta pressão de argila a frio, ou a quente mediante adição de vapor.
Capacidade 25 t/h

Características

  • Extrusora Monobloco 067-R
    Boquilha com furos Ø 22 mm
    Produção 25 t/h

Verdés Máquinas e Instalações
Av. Tiradentes, 2600
Parque das Indústrias
CEP: 13.309-911
Itú | São Paulo | Brasil
+55 (11) 4024-8211
contato@verdes.com.br
dpo@verdes.com.br