Home » Matérias Primas

Matérias Primas

A solução e as máquinas certas para melhorar seu processo.

São mais de 5.300 minerais e inúmeras matérias primas. Cada um com suas propriedades mecânicas: densidade, dureza, plasticidade, umidade e fratura.
Nossa experiência em britagem, moagem, extrusão, misturado, peletizado ou briquetagem está a sua disposição.

Argila

Dureza na escala de Mohs 1
Aplicações mais comuns: tijolos e telhas, piso e revestimentos, cimento, papel e processos químicos.
É uma rocha sedimentar composta por agregados de silicato de alumínio hidratado a partir da decomposição de rochas contendo feldspato, como o granito. Apresenta várias cores de acordo com as impurezas que contém, do laranja avermelhado ao branco quando é puro.
É plástico e forma uma massa moldável quando misturado com água.
É caracterizada por adquirir plasticidade quando misturada com água, e também solidez e dureza quando aquecida acima de 800 ° C.

Argila refratária

Dureza na escala de Mohs 1
O grupo das argilas refratárias pode suportar temperaturas acima de 1.500ºC. A refratariedade e a plasticidade são as duas principais propriedades exigidas no argila refratária para sua adequação na fabricação de tijolos refratários. Os fabricantes de refratários preferem argila refratária com alto teor de alumina e baixo teor de óxido de ferro, cal, magnésia e álcali. A variedade aluminosa (caulinítica) da argila refratária é mais refratária devido à sua dureza e densidade e a ausência de ferro, o que lhe confere uma cor branca queimada. A ausência de álcalis confere-lhe uma temperatura de fusão muito elevada.
Aplicações mais comuns: tubos refratários, siderurgia, cerâmica.

Bauxita e bauxita sinterizada

Dureza na escala de Mohs 9
Rocha argilosa de cores branco-cinza ou marrom-avermelhada, composta de combinações hidratadas de alumina, óxidos de ferro, sílica, etc.
Bauxita sinterizada. Pó de bauxita tratado termicamente em temperaturas muito altas.
Aplicações mais comuns: Sulfato de alumínio, tratamento de águas, sinterball, mineração e abrasivos.

Bentonita

Dureza na escala de Mohs 2 - 2,5
Aplicações mais comuns: Retenção de solo, pellets de pó mineral, material de vedação, lama de perfuração, graxas lubrificantes, aromatizantes, clarificador orgânico, remoção de toxinas alimentares, enchimento mineral para plástico e papel, aglutinante de ar de quartzo (fundição), aditivo para tintas, eletrodos de aterramento, enchimento de poços de captação, siderurgia, metalurgia, produtos alimentícios.

Cal | Cal Virgem | Cal Hidratada

Dureza na escala de Mohs 3 - 4
A cal viva (também chamada de cal queimada) é o óxido de cálcio (CaO). É um cal de ação mais rápida.
A cal apagada (também chamada cal hidratada ou cal de construção) é hidróxido de cálcio (Ca (OH) 2) e tem um valor neutralizante mais alto do que a cal agrícola.
Aplicações mais comuns: tintas, plástico, metalúrgica, indústria química, construção, proteção meio ambiental, medicina e alimentos, siderurgia, engenharia civil, papel de celulose, agricultura, silvicultura. [:es]Pinturas, Plástico, Metalurgia, Industria química, Construcción, Protección del medio ambiente, Medicina y alimentación

Calcário

Dureza na escala de Mohs 3 - 4
Pode ser calcário calcítico e calcário dolomítico. Ambos contêm carbonato de cálcio e o calcário dolomítico também contém carbonato de magnésio.
Aplicações mais comuns: aço, metalurgia, alimentos, química, vidro, curtimento, infraestrutura e construção e meio ambiente. Também como carga mineral em papel, plástico e tintas entre outros.

Carbonato de Cálcio

Dureza na escala de Mohs 3
O Carbonato de Cálcio pode ser encontrado na natureza em três tipos principais de rochas: giz, calcário e mármore, criado pela natureza ao longo de milhões de anos, agora conhecido como Carbonato de Cálcio Triturado (GCC). O Carbonato de Cálcio também pode ser produzido sinteticamente na forma de Carbonato de Cálcio Precipitado (PCC).
Aplicações mais comuns: Indústria de plástico, papel e celulose, síntese orgânica, metalurgia, vidro e amianto. cimento, revestimentos, borracha, produtos cosméticos, cuidado dental, metal, produção de cal, meio ambiente, agricultura e cerámica.

Carvão Mineral

Dureza na escala de Mohs 0,5 - 3
Carvão é definido como tendo mais de 50% em peso (ou 70% em volume) de matéria carbonosa produzida pela compactação e endurecimento de restos vegetais alterados, ou seja, depósitos de turfa. Diferentes variedades de carvão vegetal surgem devido às diferenças nos tipos de material vegetal (tipo de carvão), o grau de coalificação (faixa do carvão) e a faixa de impurezas (tipo de carvão).
Aplicações mais comuns: combustível, geração elétrica, materiais de construção, indústria e metalurgia.

Carvão Vegetal

Dureza na escala de Mohs N/A
O carvão vegetal é um resíduo de carbono preto claro que é produzido pela combustão incompleta da madeira com um mínimo de oxigênio para remover toda a água e componentes voláteis. A fuligem e a fumaça que os fogões a lenha geralmente emitem são o resultado da combustão incompleta desses voláteis.
Aplicações mais comuns: combustível, aço, fertilizantes e forragens, isolantes, lubrificantes, pólvora e aditivos plásticos.
[:es]Combustible, acero, fertilizantes, agricultura, aislantes, lubricantes, pólvora, aditivos plásticos

Caulino

Dureza na escala de Mohs 2 - 2,5
O caulim (argila da China) é um mineral cristalino de silicato de alumínio hidratado formado ao longo de muitos milhões de anos pela decomposição hidrotérmica de rochas de granito. Em seu estado natural, o caulim é um pó branco e macio que consiste principalmente no mineral caulinita.
Aplicações mais comuns: indústria cerâmica e porcelana, cosméticos, filtro de água, drogarias, tintas, inseticida para agricultura, bebidas e papel, adesivos. produtos farmaceuticos, esmaltados, refratários, artigos sanitários, louças. produtos cosméticos, fertilizantes, fibra de vidro, plástico, borracha, selantes, e azulejos.

Chamotte

Dureza escala Mohs N/A
Chamotte é um material granular obtido da pulverização de tijolos, pedras refratárias ou outro produto cerâmico cozido. Também pode ser feito, com altas temperaturas, a partir de argilas refratárias. Possui teor mínimo de: 40% Al, 30% Si e máximo de 4% FeO, 2% CaO e MgO.
Aplicaçoes mais comuns: refratários, siderurgia, jardinagem, construção civil.

Composto orgânico

Dureza na escala Mohs N/A
Compostos orgânicos são aqueles oriundos de seres vivos, ou seja, são compostos de origem biológica, que se caracterizam por terem o carbono como elemento principal.
O uso básico de produtos semelhantes ao composto é condicionar e fertilizar o solo adicionando húmus, nutrientes e bactérias benéficas. Isso ajuda a melhorar as propriedades físicas e químicas do solo e contribui para sua capacidade de armazenar ar e água

Coque de petróleo

Dureza na escala de Mohs 9,2
O coque de petróleo ou Petcoke é produzido pelo refino do petróleo e contém uma alta proporção de carbono. É uma forma de carbono sólido produzida por decomposição térmica e polimerização de hidrocarbonetos líquidos pesados ​​derivados do refino de petróleo bruto.
Aplicações mais comuns: combustível, cal, mineração, cimento, fundição e indústria química.

Dolomite

Dureza na escala de Mohs 3,5 - 4
Dolomita é um mineral composto de carbonato de cálcio e magnésio. Sua resistência é frágil. É abundante na natureza na forma de rochas dolomíticas e é utilizada como fonte de magnésio e para a fabricação de materiais refratários.
Aplicações mais comuns: metalurgia, indústria química, vidro e cerâmica.

Feldspato

Dureza na escala de Mohs 6 - 6,5
Os feldspatos são uma família de minerais que compreende um grupo de aluminossilicatos inter-relacionados, com diferentes proporções de potássio, sódio e cálcio.
Aplicações mais comuns: vidro, cerâmica, cimento e indústria química[:es]Industria del vidrio, cerámica, cemento y química[:en]Glass, Ceramics, Cement and Chemical Industry

Fosfato

Dureza na escala de Mohs 5
O mineral de fosfato contém alguma forma de apatita, um grupo de minerais de fosfato de cálcio que é a principal fonte de fósforo. Seus depósitos podem ser sedimentares ou ígneos. Mais de 80% da produção mundial vem de depósitos sedimentares formados pela deposição de materiais ricos em fosfato em ambientes marinhos.
Aplicações mais comuns: fertilizantes, alimentos e bebidas, cerâmicas, amaciantes de água, produtos de limpeza, sabonetes, detergentes e inseticidas.

Fritas

Dureza na escala de Mohs N/A
Fritas são materiais vítreos resultantes de um processo de fundição em alta temperatura (1350º - 1550º) em um forno de fusão. O fundido cai em estado líquido em um recipiente com água que resfria a mistura, solidificando-a com a aparência de minúsculos pedaços de vidro. As matérias primas com as quais as fritas são feitas podem ser produtos naturais ou sintéticos, como óxidos, silicatos, carbonatos, aluminossilicatos, boratos, etc.
Aplicações mais comuns: cerâmica

Gesso

Dureza na escala de Nohs 1,5 - 2
Gesso, pedra de gesso, gesso bruto, gesso natural ou aljez1 é um mineral composto de sulfato de cálcio hidratado; também, uma rocha sedimentar de origem química.
É um mineral muito comum e pode formar rochas sedimentares monominerais.
Pode ser sacarídeo e translúcido (alabastro), incolor, branco, ou de cores diferentes, acinzentado, amarelado, avermelhado ou mesmo preto, dependendo das inclusões que contém.escala de Mohs 1,5 - 2
As aplicações mais comuns são: Indústria alimentar, agricultura, fibras industriais, construção.

Lignina

Dureza na escala de Mohs 2 - 3
A lignina é uma substância complexa encontrada nas paredes celulares de quase todas as plantas de terra firme. As árvores são compostas por 20-30% de lignina. A lignina confere à madeira sua rigidez e resistência ao apodrecimento. Depois da celulose, é a maior fonte renovável de carbono do mundo.
Aplicações mais comuns: papel e celulose

Magnesita

Dureza na escala de Mohs 4 - 4,5

A magnesita é um mineral formado principalmente por carbonato de magnésio com impurezas de Fe, Mn, Ca, Co ou Ni, que lhe conferem suas diversas cores. A magnesita provém basicamente de duas origens: uma relacionada a rochas ultramáficas e outra relacionada a rochas sedimentares. Os dois produtos de magnésia mais importantes são magnésia calcinada a fundo e magnésia calcinada cáusticamente.
Aplicações mais comuns: refratários, siderurgia e construção.

Magnetita

Dureza de Mohs 5,5 - 6,5
É um minério de ferro também denominado ferroferrita e morfolita.
Juntamente com a hematita, é um dos minérios mais importantes, pois contém 72% de ferro2 (é o mineral com maior teor de ferro).
Como material de construção, é utilizado como aditivo natural de alta densidade (4,65 a 4,80 kg / l) no concreto, principalmente para proteção radiológica. Outra aplicação é em caldeiras industriais, pois a magnetita é um composto muito estável em altas temperaturas, embora em baixas temperaturas ou na presença de ar úmido oxide lentamente e forme óxido férrico. A sua estabilidade a altas temperaturas torna-o um bom protetor para o interior dos tubos da caldeira. Por isso, tratamentos químicos são realizados em caldeiras industriais para formar camadas contínuas de magnetita no interior dos tubos.

Mármore

Dureza na escala de Mohs 3 - 4
O mármore é uma rocha metamórfica formada pela alteração do calcário por calor e pressão. A calcita no calcário muda e os fósseis e camadas do calcário original desaparecem à medida que os grãos entrelaçados crescem. Se o calcário for puro, forma-se um mármore branco. O calcário pode incluir camadas de argila ou areia que podem formar faixas atraentes de fluxo e cores encontradas no mármore decorativo.
Aplicações mais comuns: bancadas, azulejos e artesanato.

Misturas de matéria prima

Aplicações mais comuns: pisos, revestimentos e cerâmica.

NPK

Dureza na escala de Mohs N/A
Aplicações mais comuns: agricultura, fertilizantes.

Ouro

Dureza na escala de Mohs 2,5 - 3
O ouro ocorre naturalmente em veios de quartzo e depósitos aluviais secundários como metal livre ou combinado. portanto, é sempre administrado em combinação com quantidades variáveis ​​de prata (prata, ouro ou eletro). É um dos metais mais macios e um bom condutor elétrico e térmico. É um metal muito inativo. Não é afetado pelo ar, umidade ou pela maioria dos solventes.
Aplicações mais comuns: classificação, metais preciosos, jóias e moedas.

Outras Matérias Primas

Barita, brucita, cinza volante, dolomita, escória de carvão (clínquer), feldspato, fosfato (ígneo e sedimentar), grafite, granito, mármore, mica, resíduos de construção, resíduos diversos, sepiolita e sílica arenosa.

Óxido de ferro

Dureza na escala de Mohs 5,5 - 6,5
Eles são compostos químicos feitos de ferro e oxigênio, 16 óxidos de ferro são conhecidos.
São usados ​​em cerâmica, principalmente em esmaltes. Dão a cor de alguns vidros após serem aquecidos a altas temperaturas. Eles também são usados ​​como pigmentos.

Óxido Magnésio

Dureza na escala de Mohs 5,5
O óxido de magnésio é produzido pela calcinação de carbonato de magnésio ou hidróxido de magnésio. A calcinação em diferentes temperaturas produz óxido de magnésio de diferentes reatividades. As altas temperaturas produzem MgO sinterizado, uma forma não reativa que é usada como refratário. As temperaturas médias produzem um semissínter, com reatividade limitada e em temperaturas mais baixas produz-se o MgO, ainda na forma reativa.
Aplicações mais comuns: cimento, agricultura, dessecante e medicina.

Pozolana

Dureza na escala de Mohs 7
Pozolana é um material silicioso ou silicioso e aluminoso com pouco ou nenhum valor de cimentação, mas, finamente dividido e na presença de umidade, reage quimicamente com o hidróxido de cálcio em temperaturas normais para formar compostos que possuem essas propriedades. Portanto, é classificado como um material cimentício. Existem tanto naturais como artificiais (cinza volante e sílica ativa, casca de arroz e algumas escórias não ferrosas).
Aplicações mais comuns: cimento, concreto, filtros, jardinagem e abrasivo.

Resíduo alumínio

Dureza na escala de Mohs 2-3-4
O Alurox pode ser utilizado na indústria cimenteira para a produção de clínquer, fibras cerâmicas, sulfato de alumínio, ou seja, como um substituto do minério bauxita.

Resíduos Minério de Ferro

Dureza na escala de Mohs 4
Podem ser subprodutos de processos industriais ou artigos em final de vida útil. Os primeiros podem ser subdivididos em várias categorias: estéril, resíduo de carvão, lodo de lavagem, rejeitos, etc. Entre estes últimos temos sucatas de ferro e aço, na forma de carros antigos, eletrodomésticos, estruturas de construção com vigas de aço, etc.
Aplicações mais comuns: Briquete, Siderurgia

RSU resíduos sólidos urbanos e industriais não perigosos

Dureza na escala de Mohs N/A
Aplicações mais comuns: Combustível

Serpentinita

Dureza na escala de Mohs 2,5 - 5
A serpentinita é utilizada como isolante térmico e elétrico em aplicações industriais, produção de compostos de magnésio, no processo siderúrgico como fundente contendo MgO para formar escória. (Esta escória de co-produto pode ser usada em diferentes aplicações, como pavimentação de estradas), agregados de concreto, etc. É um excelente isolante térmico e uma importante fonte de amianto. É também utilizado na construção - cerâmica, na agricultura, como fonte de sílica, como aditivo / carga em polímeros, na produção de compósitos, adsorção de catiões e poluentes orgânicos, bem como na captura e catálise de CO2, etc.

Sulfato de alumínio

Dureza na escala de Mohs 2 - 2,5
O sulfato de alumínio é um sal com a fórmula Al₂ (SO₄) ₃, é sólido e branco e marrom no caso do sulfato de alumínio tipo B. É amplamente utilizado na indústria, comumente como coagulante na purificação de água potável e na indústria de papel.

Sulfato de Manganês

Dureza na escala de Mohs 2 - 2,5
Normalmente, os minérios de manganês são purificados por conversão em sulfato de manganês.
É um produto de várias oxidações industrialmente significativas incluindo a fabricação de hidroquinona e anisaldeído.
Esses materiais são usados ​​em baterias de células secas.

Talco

Dureza na escala de Mohs 1
O talco é um mineral macio branco, cinza ou verde claro com uma sensação oleosa, que ocorre como massas ou folhas translúcidas e consiste em silicato de magnésio hidratado
Aplicações mais comuns: cosméticos, indústria química, fabricação de papel, tintas. cerâmica, borracha, alimentação animal, selantes, adesivos, plásticos, agricultura, cuidado pessoal, alimentação., produtos farmaceuticos.

Ureia granular

Dureza na escala de Mohs N/A
Aplicações mais comuns: fertilizantes.
Ë um composto orgánico formado pela pulverização de uréia fundida em uma mistura de uréia seca e partículas finas em um tambor rotativo. A matéria-prima da uréia é a amônia anidra. As matérias-primas para o processo de fabricação de amônia são hidrogênio e nitrogênio. O hidrogênio é obtido pela reação do gás natural (principalmente metano) com o vapor, ou pelo craqueamento de frações do óleo, e o nitrogênio é obtido do ar.

Verdés Máquinas e Instalações
Av. Tiradentes, 2600
Parque das Indústrias
CEP: 13.309-911
Itú | São Paulo | Brasil
+55 (11) 4024-8211
contato@verdes.com.br
dpo@verdes.com.br